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2022
Tinta acrílica sobre lona, papel machê, madeira, prego e tinta acrílica sobre parede.
[Acrylic paint on canvas, papier mache, wood, nail and acrylic paint on wall.]
637 x 607 cm
Fotografias de [Photos by] Stuart Wipps e [and] Ismael Monticelli.
* Esse projeto foi realizado com o apoio do Programa
Conexão Cultura DF e do Fundo de Apoio à Cultura do DF.
[* This project was done with the support of the Conexão
Cultura DF Program and the Fundo de Apoio à Cultura DF, Brazil.]
“Ismael Monticelli preocupa-se com a violência intrínseca aos projetos utópicos. No Brasil, a violência do apagamento – parte integrante da instauração de utopias – segue uma lógica colonial e acarreta custos humanos e ambientais. Para o artista, o ambiente construído do modernismo – longe de cumprir a promessa utópica para a qual foi concebido – torna-se palco do reacionismo e do obscurantismo político. Aludindo ao ressurgimento do misticismo na sociedade e na política brasileiras contemporâneas, Monticelli se vale de ideias presentes nos bestiários que os colonos europeus levaram consigo para o Novo Mundo, como representações de monstros que supostamente povoavam regiões desconhecidas. O artista reflete também sobre o legado da arquitetura de Oscar Niemeyer para Brasília, incluindo o Palácio da Alvorada (residência oficial do presidente desde 1958) e a catedral católica da cidade, concluída em 1970.
"Com sua instalação Spaghetti Junction (2022), Monticelli traça paralelos entre Birmingham e Brasília com um “bestiário” do brutalismo. Ele emprega deliberadamente alegorias medievais como forma de evitar o uso de motivos e formas duras para representar o modernismo. A instalação é composta por um triângulo pintado de azul de quase sete metros de altura, sobre o qual são fixadas pinturas e esculturas em arranjo totêmico. Gravelly Hill Interchange em Birmingham – comumente conhecido como “Spaghetti Junction” – torna-se uma metáfora para o emaranhado no tempo e no espaço, entre a cidade do Reino Unido e Brasília, mas também o antigo Egito, a Idade Média, meados do século XX e os dias atuais. Nas pinturas de Monticelli, os edifícios modernistas de Brasília são semelhantes a sombras negras e cadáveres, seus remanescentes são “festejados” por bestas medievais e antigas. A abordagem sistemática e metodológica de Monticelli permite um exame das conexões entre os projetos cívicos de Brasília e Birmingham e da relação entre arquitetura, política e seres humanos."
Texto de Lucy Mounfield, publicado no catálogo da exposição Horror in the Modernist Block, curadoria de Melanie Pocock, Ikon Gallery, Birmingham/UK, 2023.
"Brasília-based artist Ismael Monticelli is concerned with the intrinsic violence of utopian projects. In Brazil, the violence of erasure – integral to the establishment of utopias – follows a colonial logic and comes with both human and environmental costs. For the artist, the built environment of modernism – far from fulfilling the utopian promise for which it was designed – becomes a stage for political obscurantism and reactionism. Alluding to the resurgence of mysticism in contemporary Brazilian society and politics, Monticelli draws on ideas of bestiary that European settlers took with them to the New World, such as representations of monsters that were deemed to populate unknown regions. He also reflects on the legacy of Oscar Niemeyer’s architecture for Brasília, including the Palácio da Alvorada (the President’s official residence since 1958) and the city’s Catholic cathedral, completed in 1970.
"With his installation, Spaghetti Junction (2022), Monticelli draws parallels between Birmingham and Brasília with a “bestiary” of brutalism. He deliberately employs medieval allegories as a way of avoiding the use of hard-edged motifs and forms to represent modernism. The installation comprises a 6-metre-tall painted blue triangle, on to which paintings and sculptures are fixed in a totemic arrangement. Gravelly Hill Interchange in Birmingham – commonly known as “Spaghetti Junction” – becomes a metaphor for entanglement in time and space, between the UK city and Brasília, but also ancient Egypt, the Middle Ages, the mid-20th century, and the present day. In Monticelli’s paintings, the modernist buildings of Brasilia are akin to black shadows and corpses, their remnants “feasted” on by medieval and ancient beasts. Monticelli’s systematic and methodological approach enables an examination of connections between the civic designs of Brasília and Birmingham, and of the relationship between architecture, politics, and people."
Text by Lucy Mounfield, published in the exhibition catalog Horror in the Modernist Block, curated by Melanie Pocock, Ikon Gallery, Birmingham/UK, 2023.
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