top of page
obsessão miúda - proposição vivencial para ratos selvagens
[tiny obsession - experiential proposition for wild rats]

2017
Madeira, isopor, tinta acrílica, plástico e impressão sobre papel.
[Wood, styrofoam, acrylic paint, plastic and paper printing.]
Dimensão variável
[Variable dimension]

"Concebida para ser exibida numa feira de arte, por meio de uma maquete e uma publicação, a instalação Obsessão miúda ficcionaliza filiações entre brinquedos para ratos/hamsters e as geometrias de certa matriz construtiva da arte brasileira, provocativamente considerando-as imanentes uma à outra. Tridimensionalizando, em escala reduzida, pinturas, gravuras, esculturas etc. do cânone concreto e neoconcreto brasileiro – como Serpa, Pape e Cordeiro –, Monticelli rearticula seus planos, cores e vazios, fazendo de sua geometria de intenções eminentemente estéticas, uma topologia de caráter ambiental para corpos de outras espécies.

"Ao fazê-lo, sarcasticamente problematiza o programa disciplinatório que, oriundo da Gestalt e dos estudos de psicologia da forma, ansiava por predeterminar o modo como o outro – no caso, os espectadores das obras – se relacionaria com a arte, antecipando suas percepções, comportamentos e reações. Obsessão miúda elabora, assim, uma aguda crítica ao paradigma da autonomização da arte, cujo ápice se poderia entrever entre certo projeto construtivo notadamente estetizado: esvaziado de suas implicações (e mesmo ambições) sociopolíticas em nome da própria arte e suas formas miticamente puras, essencializadas, transparentes."

Texto de Clarissa Diniz, publicado no livro 7º prêmio indústria nacional Marcantonio Vilaça: artista premiado: Ismael Monticelli, 2023.

"Conceived to be exhibited in an art fair, through a scale model and a publication, the installation Tiny obsession fictionalizes affiliations between toys for rats/hamsters and the geometries of a certain constructive matrix of Brazilian art, provocatively considering them immanent to each other. In a three-dimensional way, and reduced scale, paintings, engravings, sculptures, etc. from the concrete and neo-concrete Brazilian canon—such as Ivan Serpa, Lygia Pape, and Waldemar Cordeiro—Monticelli rearticulates their plans, colors, and voids, turning their geometry of eminently aesthetical intentions into a topology of environmental character for bodies and other species.

"By doing so, he sarcastically problematizes the disciplinary program which, deriving from Gestalt and the studies of form psychology, longed for predetermining how the Other—spectators of the works, in this case—would relate to art, anticipating their perceptions, behaviors, and reactions. Tiny obsession thus elaborates an acute critique to the paradigm of autonomization of art, whose pinnacle could be glimpsed at in a certain constructive project notably aestheticized: emptied from its sociopolitical implications (and even ambitions) in the name of art itself and its mythically pure, essentialized, transparent forms."

Text by Clarissa Diniz, published in the book 7º prêmio indústria nacional Marcantonio Vilaça: artista premiado: Ismael Monticelli
, 2023.

bottom of page