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2017
Trabalho realizado em parceria de Adriano Guimarães e Fernando Guimarães.
[Work done in partnership with Adriano Guimarães and Fernando Guimarães.]
Terra vermelha, base giratória elétrica, carro acidentado, mastro e bandeira.
[Red earth, electric rotating base, rough car, mast and flag.]
Dimensão variável
[Variable dimension]
Fotografias de [Photos by] Joana França.
Intervenção realizada na Marquise da Funarte de Brasília/DF, localizada no Eixo Monumental, entre duas vias de fluxo intenso de veículos. A proposição surgiu a partir da pesquisa sobre a relação entre a fundação/construção da Capital Federal e o desenvolvimento da indústria automobilística brasileira, bem como de uma pesquisa a partir de obras de arte que utilizam o carro e a velocidade como tema. Parte da pesquisa encontra-se na galeria abaixo.
Em um trecho da Marquise, foram acomodadas toneladas de terra vermelha – a terra originária do Cerrado – em uma espécie de formação topográfica. Uma base giratória elétrica foi instalada em meio a isso. Sobre ela encontrava-se um carro acidentado, sem a sua parte traseira, com as portas abertas, sendo possível vislumbrar seu interior completamente desconjuntado. Cravado no carro, um mastro com a bandeira do Distrito Federal. A base giratória, o carro acidentado e a bandeira foram completamente embarrados com a lama proveniente daquela terra. O conjunto girava lentamente. Em certos pontos, era possível observar o carro girando em contraponto às duas grandes vias automobilísticas de fundo.
Com as chuvas e ventos, a terra dos montes se acomodou ao mesmo passo em que folhas caídas das árvores salpicaram a terra vermelha de manchas. A chuva lavou o barro do carro e da base giratória, revelando as superfícies escondidas pela lama. O mastro, com os ventos, acabou mudando de posição, passando da verticalidade à completa horizontalidade. A bandeira acabou desaparecendo.
Intervention carried out at the Marquise da Funarte in Brasília/DF, located in the Monumental Axis, between two highways with intense flow of vehicles. The proposition arose from research on the relationship between the foundation/construction of the Federal Capital of Brazil and the development of the Brazilian automobile industry, as well as from research based on works of art that use the car and speed as a theme. Part of the research can be found in the image gallery below.
In a stretch of the Marquise, tons of red soil - the land originally from the Cerrado - were accommodated in a kind of topographical formation. An electric rotating base was installed in the middle of that. On top of her was a bumpy car without its back, its doors open, and it was possible to glimpse its completely disjointed interior. Screwed in the car, a flagpole with the Federal District. The turntable, the broken car, and the flag were completely muddy with the mud coming from that land. The set was spinning slowly. At certain points, it was possible to see the car turning in counterpoint to the two major automobile back roads.
With the rains and winds, the land of the hills settled in the same step as fallen leaves of the trees sprinkled the red earth with spots. The rain washed the mud of the car and the swivel base, revealing the surfaces hidden by the mud. The mast, with the winds, eventually shifted from vertical to full horizontal. The flag disappeared.
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